![]() |
| Rio de Janeiro, 20 de abril de 2011 |
| CORRIGINDO
UM ERRO HISTÓRICO: COLÉGIO PEDRO II REAFIRMA SUA TRAJETÓRIA DE LUTA |
|
Carta da Professora
Helena Godoy aos que contribuíram, incansavelmente, AOS BRAVOS COMPANHEIROS COM QUEM QUEREMOS DIVIDIR A VITÓRIA ALCANÇADA Professora do Pedro II desde 1960, estive, junto com alunos, ex-alunos, professores e amigos do Pedro II, empenhada em uma luta para retirar o nome do Almirante Augusto Rademaker, membro da Junta Militar de 1969, do prédio da Direção Geral. Era inaceitável que a triste homenagem ainda se mantivesse. Professora de muitos alunos que sofreram torturas, de outros barbaramente assassinados, colegas professores cassados e perseguidos, em memória dos que lutaram, sentia-me (e ainda me sinto) na obrigação de estar na linha de frente. A tradição da maior e mais antiga escola pública brasileira exigia e sempre exigirá o respeito e resgate de sua história. Em qualquer lugar sempre se encontrará alguém que se tornou cidadão consciente e defensor da liberdade, graças à formação recebida no CPII. Para isso, organizei, juntamente com inúmeros colaboradores, uma Petição Pública e a enviei a servidores, alunos e pais do CPII, bem como para jornalistas e a vários representantes de entidades e fóruns da sociedade civil organizada. Nesta terça-feira, dia 19 de abril de 2011, fruto dessa luta e das audiências da Direção Geral com representantes dos Grêmios do CPII, com a ADCPII e com o SINDSCOPE, foi decidido pela Congregação retirar o nome do Rademaker do Prédio da Direção Geral. Não houve referências às cartas e aos e-mails enviados para a Professora Vera Maria Rodrigues, ignorou-se a nota publicada hoje no Ancelmo Gois e as assinaturas na Petição Pública. Ficou claro o desejo de se ignorar e minimizar a vitória política obtida com a mobilização de todos, fazendo da decisão um mero ato administrativo, cumprindo medidas legais de se dar nome de bairros aos prédios das Unidades Escolares. Sugiro, portanto, que se escrevam cartas para os jornais, louvando a decisão e a mobilização de todos, alunos, ex-alunos, servidores e representantes da sociedade. À Associação de Docentes, ao Sindicato dos Servidores e aos Grêmios caberá a tarefa de divulgar o importantíssimo momento da reparação e de comemorar publicamente o resgate da verdadeira tradição do Colégio Pedro II. A luta continua! Mais assinaturas na Petição! Muito obrigada. Helena Godoy, em nome dos incansáveis guerreiros do Pedro II. (Helena Godoy,
47 anos como professora, de 1960 a 2007, |
| INES,
IBC e CPII: A CONSTANTE TENTATIVA DE DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
|
Em março deste
ano, representante do MEC informou que as turmas do Colégio de
Aplicação do Instituto Nacional de Educação
para Surdos (INES) e as turmas do Ensino Básico do Instituto Benjamin
Constant (IBC) seriam fechadas ainda em 2011. Diante da pressão
da comunidade acadêmica e da repercussão negativa da notícia,
o Ministro Fernando Haddad desautorizou essa representante e mudou o discurso
para a questão da política de inclusão do governo.
Assim, em nota divulgada na internet, em 05 de abril 2011, o Ministro
informou que pretende oferecer aos estudantes dessas duas instituições
de ensino, vagas em turmas da Educação Básica, no
CPII. Essas vagas seriam abertas no turno oposto àquele em que
o aluno está matriculado no INES ou no IBC. As aulas serão
ministradas, no CPII, pelos graduandos de licenciatura para trabalhar
com a língua brasileira de sinais (libras) e com braile. Esses
graduandos receberão, do MEC, bolsas de iniciação
científica para desenvolver essas atividades. |
| CApUFRJ: AINDA O DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA |
|
A tentativa de desmonte
da educação pública pelo governo, não afeta
apenas o INES e o IBC. Também o CApUFRJ está ameaçado.
Assim como no Colégio Pedro II, os professores contratados a partir
de fevereiro de 2011 estão sem receber seus salários desde
que foram admitidos. |
| PROFESSORES CONTRATADOS EM 2011 NÃO RECEBEM SALÁRIOS DESDE FEVEREIRO: ATÉ ONDE VAI A NEGLIGÊNCIA DO GOVERNO E DO CPII COM O TRABALHADOR? |
|
Os professores contratados
do CPII, que assumiram a partir de fevereiro deste ano, ESTÃO ATÉ
HOJE SEM RECEBER SEUS SALÁRIOS. A escola alega que isto se deve
ao corte de verbas feito no início do novo governo e que ela não
foi avisada de que estavam suspensos concursos e processos seletivos de
novos professores. Segundo informou a Diretoria de Gestão de Pessoas
(DGP), a questão seria resolvida no dia 11 de abril. Não
foi. Informaram, então, à ADCPII de que isto aconteceria
no dia 12 de abril. Não aconteceu. O que a DGP nos informou na
6ª feira, dia 15 de abril, é que "não há
perspectivas quanto à solução da questão"
(!!!!). Procurei, então, a Profa. Maria Helena, Adjunta da Direção
Geral, que ficou surpresa com meu relato e disse que o que estava acertado
é que o problema seria resolvido no dia 15. Não foi. |
| CONCESSÃO
DE AFASTAMENTO PARA ESTUDO: A FALTA DE RESPEITO À LEGISLAÇÃO E À QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
|
Quando, em 2004, a
ADCPII solicitou à Direção Geral do CPII a publicização
de seu planejamento anual, pretendia apresentar alternativas, muitas delas
encaminhadas pelos próprios docentes, que garantissem carga horária
compatível com a qualidade de ensino aqui ministrado, bem como
o atendimento de direitos dos professores, entre eles o de concessão
de licença para estudos. Solicitamos que também fosse disponibilizada
a relação de docentes por UE - hoje incluídas Caxias,
Niterói, Realengo e Direção Geral - especificando
Departamento, lotação, regime de trabalho, carga horária
em sala de aula, função e setor. A solicitação
é bastante procedente, visto que a publicização de
seus atos é dever - constitucional - de todo administrador público
(Lei 12309/2010 §6º) O que não é compreensível
é que esse planejamento, até agora, não nos tenha
sido encaminhado, que nenhum esclarecimento nos tenha sido dado e que
a concessão de afastamento para estudo exija, apenas por parte
dos professores, o cumprimento das regras estabelecidas (Portaria 1911/2009).
Mas, e a escola? O que ela tem feito, além de regras, para conceder
esse afastamento e garantir esse direito? |
| COMISSÃO SERVIDORES E FILHOS/NETOS |
|
Quando a comunidade
escolar teve conhecimento da notícia da proibição
de concessão de vagas, no CPII, para filhos e netos de servidores,
a ADCPII tomou diversas iniciativas. Dentre elas, destacamos: (1) inicialmente,
divulgou, nos Colegiados de 2010, todas as informações de
que dispunha sobre a questão e sobre o Acórdão 1369/2010
do TCU que reiterava esse impedimento; (2) nesses encontros, respondeu
a todas as perguntas para as quais tinha resposta naquele momento; (3)
comprometeu-se a visitar e/ou a divulgar, em todas as Unidades Escolares,
as respostas às perguntas surgidas nos Colegiados e para as quais
necessitava de mais subsídios para poder esclarecer; (4) buscou
as informações necessárias e divulgou-as em seu site
e em seu Boletim Eletrônico. Em 30 de agosto de 2010, realizou sua
Assembleia Ordinária anual para Prestação de Contas
e incluiu aquele Acórdão na pauta desse encontro. A ADCPII
entendera, naquele momento, que a questão tinha sido assimilada
pelos professores e que as dúvidas tinham sido esclarecidas. 1. realização de uma
primeira reunião, marcada para o dia 16 de março, às
18h30min, na ADCPII (remarcada para 3ª. feira, 29 de março,
neste mesmo horário e local), para definirmos o que queremos defender
- idade limite, filhos e/ou netos, série, dentre outros critérios
que possam surgir - e os primeiros encaminhamentos sobre a questão; É importante ressaltar que as reuniões dessa Comissão estão abertas a todos que delas queiram participar e que a participação da comunidade escolar é imprescindível para que a ação política que pretendemos empreender - e que visa modificar o entendimento do TCU sobre a questão de vagas para filhos/netos de servidores do CPII - possa obter sucesso. Também cabe informar que já foi solicitada, via ofício, datado de 02 de março 2011, reunião com a Diretora Geral para discutirmos o assunto e levarmos a ela nossas propostas. Em nossa segunda reunião,
realizada em 29 de março 2011, decidimos encaminhar novo ofício,
datado de 11 de abril, o que foi feito. Sem resposta para nosso primeiro
ofício, entendemos que seria necessário reiterar nossa solicitação
de reunião com a Direção Geral e esclarecer melhor
a questão, na tentativa de deixarmos clara a importância
desse encontro para que se possa discutir e tentar encaminhar uma possível
alternativa para o assunto. 1. série: até o 4º
ano. As crianças não são independentes e precisam
da companhia e orientação de suas mães; Nova reunião foi marcada para
4ª. feira, dia 04 de março 2011, |
| A TRAGÉDIA DE REALENGO |
|
Impossível não se manifestar diante da tragédia que se abateu sobre esta cidade, desta vez, com a violência que atingiu a escola Tasso da Silveira, em Realengo. Além da Nota de Pesar, que pretendemos entregar pessoalmente, também pensamos em doar para a escola - se for desejo dos que foram atingidos por essa tragédia - um mural feito por nossos alunos que pudesse ajudar a animar os espíritos dos que fazem parte daquela comunidade escolar. Pretendemos encaminhar essa proposta para o Departamento de Desenho e Educação Artística. Afinal, quem mais poderia fazer aflorar em nossos alunos talentos tão extraordinários que nos têm deleitado com trabalhos admiráveis? Portanto, ALÔ, ALÔ, Departamento! |
| ATO
DO DIA 31 DE MARÇO E ENCONTRO EM DEFESA DOS 13 PERSEGUIDOS POLÍTICOS |
|
A participação
de milhares de professores, técnicos administrativos e estudantes
no Ato do dia 31 de março, convocado pelo Fórum em Defesa
da Escola Pública, traduziu a indignação desses manifestantes
com as políticas, quer no nível municipal, estadual ou federal,
para a educação pública neste país. Com concentração
na Candelária, a manifestação tomou a Avenida Rio
Branco e mostrou para a população as mazelas e enormes dificuldades
enfrentadas pelos profissionais da educação e os estudantes
em nossa cidade, estado, país. As inúmeras bandeiras e faixas
indicavam os partidos e entidades que estão juntos na luta por
uma educação de qualidade e expressavam as muitas e diversas
preocupações dos servidores da área: Conselho ESCOLAR
DEMOCRÁTICO: NÃO DEIXE ESSA IDÉIA MORRER; EDUCAÇÃO
NÃO É NEGÓCIO, ESCOLA NÃO É FÁBRICA,
ALUNO NÃO É MERCADORIA; PELOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO;
LUTAR NÃO É CRIME! LUTAR É UM DIREITO! ; EDUCAÇÃO
PÚBLICA DE QUALIDADE, LAICA E DEMOCRÁTICA: DIREITO DO POVO,
DEVER DO ESTADO; EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM VALORIZAÇÃO
SALARIAL, CONDIÇÕES DE TRABALHO E AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA;
NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!
; PASSE LIVRE DE VERDADE SOB CONTOLE DOS ESTUDANTES; ASSISTÊNCIA
ESTUDANTIL COMO GARANTIA DE ACESSO E PERMANÊNCIA, TRANSPORTE, MORADIA,
BOLSAS E ATIVIDADES CULTURAIS; O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! ;
INCLUSÃO SEM QUALIDADE É EXCLUSÃO, MOVIMENTO DE INCLUSÃO
RESPONSÁVEL. LUTAR NÃO É CRIME! LUTAR É UM DIREITO! |
| SAIBA MAIS SOBRE APOSENTADORIA |
|
Tendo em vista as várias alterações ocorridas na aposentadoria do servidor público, a ADCPII está formando um grupo de estudo sobre questões previdenciárias, coordenado pela Dra. Vania Alvarim Consultora Jurídica da Associação de Docentes. O objetivo desse grupo é não só o de esclarecer tais alterações, como também analisar propostas que possam levar a futuras modificações no Regime Próprio da Previdência Social. Caso tenha interesse em participar, clique aqui para preencher o formulário. Ele poderá ser enviado para a ADCPII via e-mail (adcpii@gmail.com), ou entregue na sede da Associação. |
|
|
| ADCP II Associação de Docentes do Colégio Pedro II |
| Campo de São
Cristóvão, 117 - Unidade São Cristóvão setor 2, 2º andar Rio de Janeiro - RJ - CEP 20921-440 |
| Telefones: (21) 2580-0783 / 3860-1194 |
| secretaria@adcpii.com.br |
|
Para cancelar o
recebimento do Boletim ADCP II |